Dúvidas Frequentes

Q?

Utilizei um impermeabilizante de base asfáltica e gostaria de deixá-lo exposto ao sol, existe algum problema?

A.

Sim, produtos asfálticos não resistem às intempéries. Para proteger o sistema impermeabilizante, é recomendado pela “NBR 9575 – Seleção e Projeto de Impermeabilização” a execução de uma proteção mecânica, como por exemplo, uma argamassa de cimento e areia sobre a impermeabilização.

Q?

Quando eu devo usar um sistema impermeabilizante asfáltico ou cimentício?

A.

A escolha do melhor sistema depende de vários fatores, sendo os principais a forma de pressão da água e o tipo de estrutura.

Os sistemas impermeabilizantes de base asfáltica apresentam excelente elasticidade e desempenho em áreas sujeito à fissuração, entretanto não são recomendadas em áreas onde exista pressão negativa (pressão exercida pela água que passa pela estrutura e empurra o impermeabilizante no sentido contrário à base).

Já os materiais cimentícios, apresentam excelente desempenho em áreas com pressão negativas, porém devido à rigidez do produto, não é recomendado para utilização em áreas sujeitas a fissuração.

Q?

Qual a vantagem da manta sobre os outros impermeabilizantes?

A.

Espessura uniforme e rapidez na execução (não tem tempo de cura, nem demãos). Rapidez esta que faz com que a manta tenha uma melhor relação custo x benefício do que a maioria dos sistemas impermeabilizantes.

Q?

Qual a função da impermeabilização?

A.

Impedir a passagem de água ou fluídos sob a forma líquida ou vapor, bem como proteger as estruturas, e outros elementos construtivos da ação da água. A impermeabilização também tem a função de proteger o meio ambiente de possíveis vazamentos ou contaminações.

Q?

Existe uma grande variedade de impermeabilizantes no mercado, qual devo usar?

A.

Cada sistema impermeabilizante é recomendado para uma determinada situação.
Algumas características dos sistemas impermeabilizantes são decisivas para definir qual produto deve ser aplicado em cada situação. Existem produtos rígidos e flexíveis.

Os rígidos não suportam movimentações da estrutura, já os flexíveis suportam pequenas movimentações. Também é importante analisar o tipo de pressão que atua sobre a estrutura. Se a pressão for negativa, é recomendado o uso de produtos de base cimentícia. Se for positiva, o ideal é utilizar produtos de base asfáltica. A NBR 9575 – Seleção e Projeto de Impermeabilização tem as diretrizes para a elaboração de especificações técnicas e projetos de impermeabilização.

Q?

Eu posso utilizar manta asfáltica em um reservatório de água potável?

A.

Tanto a manta asfáltica como o asfalto modificado ou ainda as soluções asfálticas. O asfalto é atóxico após a cura e pode ficar em contato com a água que será utilizada para o consumo humano.

Q?

Como saber se um impermeabilizante ou aplicador é confiável?

A.

Antes de comprar um produto ou contratar um aplicador, verifique se: possui laudos de ensaios em laboratórios idôneos e conhecidos; quantos anos estão neste ramo; quais obras foram realizadas e, se possível, uma referência das mesmas.

Q?

A utilização de sistemas impermeabilizantes em minha obra pode melhorar o conforto térmico do ambiente?

A.

Existem alguns sistemas impermeabilizantes que agregam acabamentos superficiais com capacidade de reflexão dos raios solares, que apresentam melhor desempenho quando comparado com outras soluções semelhantes.